Justiça
Justiça aceita denúncia contra PRFs pela morte de menina de 3 anos no Rio
O MPF defendeu júri popular para os três agentes; a menina foi morta durante abordagem policial


A Justiça Federal do Rio de Janeiro aceitou a denúncia do Ministério Público Federal contra três policiais rodoviários federais pela morte da menina Heloísa dos Santos, de 3 anos.
Ela morreu após ser baleada na cabeça em uma abordagem da PRF, em 16 de setembro. A menina estava em um carro com a família quando foi atingida.
O MPF pediu que Fabiano Menacho Ferreira, Matheus Domicioli Soares Viégas Pinheiro e Wesley Santos da Silva respondam por homicídio qualificado, tentativa de homicídio e fraude processual.
Somadas, as penas máximas para os crimes chegam a 58 anos de prisão.
O procurador Eduardo Benones aponta na denúncia que, além de as provas indicarem que a morte da menina decorreu do disparo dos agentes, o tratamento ao carro da família mostra fraude processual.
“Os acusados, em comunhão de desígnios e sabedores, enquanto policiais federais treinados de que devem ficar atentos à cadeia de custódia das provas e elementos havidos na ainda que provável cena de crime, removeram do local do crime sem o mínimo cuidado o veículo Peugeot 207, objeto dos disparos efetuados”, disse o procurador na peça.
O MPF também pediu a resposta do Tribunal Regional Federal da 2° Região sobre a prisão preventiva dos policiais e defendeu que eles sejam levados a júri popular no primeiro semestre de 2024.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Justiça bloqueia valor milionário de empresa responsável por jogos de azar
Por André Lucena
Rio de Janeiro tem três chacinas por mês, revelam dados de plataforma inédita
Por Agência Pública
Michelle Bolsonaro recebe título de cidadã do Rio de Janeiro
Por CartaCapital
O que se sabe sobre a morte de um vereador do PL em São Gonçalo, no Rio de Janeiro
Por André Lucena