Incêndio em creche mata quatro crianças no interior de MG

Vigia da unidade de educação infantil ateou fogo nas crianças e em si mesmo

Incêndio matou quatro crianças e deixou pelo menos 40 feridos

Apoie Siga-nos no

Quatro crianças morreram queimadas em uma creche em Janaúba, município no norte de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira 5. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, um segurança do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no bairro Rio Novo, jogou álcool em algumas crianças e nele mesmo para em seguida atear fogo.

Cerca de 40 pessoas deram entrada no Hospital Regional de Janaúba. A maioria dos pacientes são crianças com idades entre quatro e cinco anos, e todos eles tiveram mais de 20% do corpo queimado. Também há funcionários da creche entre os feridos. Quinze pessoas respiram com a ajuda de aparelhos.

O autor do crime, Damião Soares dos Santos, era funcionário efetivo da prefeitura desde 2008  e trabalhava como vigia noturno do local. Chegou a ser encaminhado em estado grave ao hospital e morreu depois de algumas horas.

Por meio de seu perfil no Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a tragédia e expressou sua solidariedade às famílias. “Eu que sou pai imagino que esta deve ser uma perda muitíssimo dolorosa. Esperamos que essas coisas não se repitam no Brasil”, afirmou Temer

A prefeitura de Janaúba decretou sete dias de luto oficial. Em nota, o prefeito Carlos Isaildon Mendes reforçou que toda a administração e a sociedade civil de Janaúba está consternada em virtude da tragédia ocorrida na Creche do Bairro Rio Novo. “A administração municipal manifesta profunda preocupação com o lamentável episódio e direcionou todos os seus esforços para atender os envolvidos e amenizar, de alguma forma, a dor que acomete a todos. Estamos tomando todas as medidas que nos cabem para prestar o melhor atendimento às vítimas e tentar atenuar as consequências do lastimável evento”, afirma o texto.

Ainda segundo informações veiculadas pela imprensa, o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) está a caminho da cidade. Pimentel também determinou que todas as forças de seguranças do estado – polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros – ajudem a cidade no socorro às vítimas do incêndio. Além disso, disponibilizou a estrutura da Secretaria estadual de Saúde para a cidade.


O Governo do Estado de Minas Gerais informou que dois helicópteros, um da PM e outro do Corpo de Bombeiros, saíram de Belo Horizonte rumo a Janaúba para ajudar no socorro dos feridos. Até o momento, algumas vítimas foram deslocadas para uma unidade hospitalar de Montes Claros, referência no tratamento de queimaduras. O Hospital João XXIII, na capital mineira, já montou a estrutura para receber pacientes, que ainda não chegaram ao local.

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.