…

Incêndio em creche mata quatro crianças no interior de MG

Sociedade

Quatro crianças morreram queimadas em uma creche em Janaúba, município no norte de Minas Gerais, na manhã desta quinta-feira 5. De acordo com informações veiculadas pela imprensa, um segurança do Centro Municipal de Educação Infantil Gente Inocente, no bairro Rio Novo, jogou álcool em algumas crianças e nele mesmo para em seguida atear fogo.

Cerca de 40 pessoas deram entrada no Hospital Regional de Janaúba. A maioria dos pacientes são crianças com idades entre quatro e cinco anos, e todos eles tiveram mais de 20% do corpo queimado. Também há funcionários da creche entre os feridos. Quinze pessoas respiram com a ajuda de aparelhos.

O autor do crime, Damião Soares dos Santos, era funcionário efetivo da prefeitura desde 2008  e trabalhava como vigia noturno do local. Chegou a ser encaminhado em estado grave ao hospital e morreu depois de algumas horas.

Por meio de seu perfil no Twitter, o presidente Michel Temer lamentou a tragédia e expressou sua solidariedade às famílias. “Eu que sou pai imagino que esta deve ser uma perda muitíssimo dolorosa. Esperamos que essas coisas não se repitam no Brasil”, afirmou Temer

A prefeitura de Janaúba decretou sete dias de luto oficial. Em nota, o prefeito Carlos Isaildon Mendes reforçou que toda a administração e a sociedade civil de Janaúba está consternada em virtude da tragédia ocorrida na Creche do Bairro Rio Novo. “A administração municipal manifesta profunda preocupação com o lamentável episódio e direcionou todos os seus esforços para atender os envolvidos e amenizar, de alguma forma, a dor que acomete a todos. Estamos tomando todas as medidas que nos cabem para prestar o melhor atendimento às vítimas e tentar atenuar as consequências do lastimável evento”, afirma o texto.

Ainda segundo informações veiculadas pela imprensa, o governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) está a caminho da cidade. Pimentel também determinou que todas as forças de seguranças do estado – polícias Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros – ajudem a cidade no socorro às vítimas do incêndio. Além disso, disponibilizou a estrutura da Secretaria estadual de Saúde para a cidade.

O Governo do Estado de Minas Gerais informou que dois helicópteros, um da PM e outro do Corpo de Bombeiros, saíram de Belo Horizonte rumo a Janaúba para ajudar no socorro dos feridos. Até o momento, algumas vítimas foram deslocadas para uma unidade hospitalar de Montes Claros, referência no tratamento de queimaduras. O Hospital João XXIII, na capital mineira, já montou a estrutura para receber pacientes, que ainda não chegaram ao local.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem