Sociedade

Imperatriz Leopoldinense convida Janja a desfilar após youtuber criticar figurino da posse

Os ataques à roupa da primeira-dama partiram da youtuber Antônia Fontenelle, que ainda fez associações pejorativas à escola

Créditos: EVARISTO SA / AFP
Apoie Siga-nos no

A primeira-dama Janja da Silva foi convidada pela Imperatriz Leopoldinense, do Rio de Janeiro, a participar do desfile da escola de samba no Carnaval deste ano. O convite surgiu após a youtuber Antônia Fontenelle criticar Janja pelo figurino utilizado na posse Lula (PT) e se referir de forma pejorativa à agremiação.

“É isso. Isso aqui é a velha-guarda da Imperatriz Leopoldinense”, disse a influencer nas redes sociais. Na sequência, uma seguidora a questionou sobre a associação com a escola. Fontenelle, então, emendou: “Escola apática, nem fede, nem cheira. É a Imperatriz Leopoldinense. Nem é a velha-guarda da Mangueira, da Mocidade ou da Grande Rio”.

Ao tomar conhecimento do caso, o grêmio recreativo da escola de samba encaminhou um ofício ao presidente da Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, Jorge Perlingeiro, pedindo que Antônia Fontenelle não seja credenciada para qualquer desfile ou função nas apresentações das escolas.

“O total desprezo ao nosso pavilhão ficou evidente no pronunciamento da Sra. Antônia Fontenelle e atingiu de maneira desrespeitosa nossa comunidade, nossos torcedores e nossos componentes, destacando-se a nossa Galeria da Velha-Guarda, senhores e senhoras que há décadas dedicam parte de suas vidas em benefício da arte, da cultura e do samba”, diz um trecho do ofício.

A escola registrou o caso nas redes sociais pedindo respeito aos 63 anos de história ’em benefício da arte e da cultura popular brasileira’. Na mesma publicação, tornou público o convite para que Janja participe do Carnaval.

Após a divulgação do episódio, a Imperatriz Leopoldinense, oito vezes campeã do Carnaval, recebeu o apoio de outras escolas e personalidades do samba.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo