Sociedade

Herdeiro de Pedro II é chamado de “alteza real” por embaixada brasileira

A monarquia no Brasil acabou há 130 anos. Embaixada diz que tratamento não tem sentido político, institucional ou jurídico

O  trineto do Imperador Pedro II, Dom Bertrand de Orléans e Bragança em encontro com Nestor Forster. Créditos: Reprodução Twitter
Apoie Siga-nos no

O perfil oficial da Embaixada do Brasil nos Estados Unidos cometeu uma gafe em seu perfil oficial do Twitter. Se referiu ao trineto do Imperador Pedro II, Dom Bertrand de Orléans e Bragança, como “Sua Alteza Real Imperial”.

A expressão foi utilizada em uma legenda de uma foto de Dom Bertrand dando as mãos ao encarregado de negócios da Embaixada, Nestor Forster Jr, indicado para a cadeira de embaixador do Brasil nos EUA, após a desistência do presidente Jair Bolsonaro em indicar seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP).

O Brasil deixou de ser uma monarquia há 130 anos, mais precisamente em 15 de novembro de 1889, o que afasta a necessidade do tratamento. Em nota, a Embaixada declarou que “o tratamento utilizado deriva do fato de que Dom Bertrand de Orléans e Bragança é comumente tratado com o título em questão, e em nada tem relação com o direito público brasileiro, ou carrega qualquer sentido político, institucional ou jurídico. O tratamento não carrega sentido de reconhecimento de nenhum status político particular, e não é uma afirmação sobre um regime político, refletindo apenas a civilidade devida a um membro da família real que governou o Brasil”.

Em outro trecho, diz que o tratamento é análogo àquele dado a famílias reais de Estados estrangeiros. “O Brasil instaurou a República, mas a família dos descendentes de Dom Pedro I continuaram a existir. O tratamento é análogo àquele dado a famílias reais de Estados estrangeiros. O reconhecimento conferido por uma autoridade brasileira a um membro de uma família real estrangeira, por meio de um tratamento específico, não implica em nenhuma consequência, nem indica que aquela pessoa é súdita de determinado Estado.”

De maneira geral, os descendentes de Dom Pedro II se empenham em mobilizar o movimento monarquista, comparecendo a eventos oficiais e encontros com autoridades, como foi o caso de Dom Bertrand na Embaixada em Washington. Herdeiro do trono real, Bertrand é conhecido por posicionamentos polêmicos em relação a pautas ambientais e à esquerda. Seu livro publicado em 2012 é entitulado Psicose Ambientalista: os bastidores do ecoterrorismo para implantar uma “religião” ecológica, igualitária e anticristã.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo