Política

Governo Lula reconhece o Quilombo de Mãe Bernadete

A área reconhecida soma quase 647 hectares, onde vivem 162 pessoas, 150 delas declaradas quilombolas

São Paulo ( SP) 24/08/2023 - Jornada dos Movimentos Negros Contra a Violência Policial. Os atos são em defesa de investigação rigorosa e punição aos assassinos de Mãe Bernadete Pacifico. Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Quase oito meses após o assassinato da ialorixá Bernadete Pacífico, a comunidade quilombola Pitanga dos Palmares, localizada em Simões Filho (a 30 quilômetros de Salvador), foi reconhecida pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, do governo federal.

A decisão foi formalizada em publicação do Diário Oficial da União nesta segunda-feira 8. A área reconhecida soma quase 647 hectares, onde vivem 162 pessoas, 150 delas declaradas quilombolas, de acordo com o Censo 2022.

O território, formado a partir do século XIX por negros escravizados, foi certificado pela Fundação Palmares em 2004 e enfrenta conflitos territoriais desde a década de 1940, com a criação de oleodutos para transporte de petróleo na região.

Além disso, empreendimentos públicos e privados instalados na região afetaram a comunidade, que se manteve ao longo dos anos à base de atividades sustentáveis como agricultura familiar, pesca artesanal e manejo da piaçava.

Mãe Bernadete era líder da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos e desempenhava papel significativo na luta pelo reconhecimento das terras quilombolas da região. Em 2023, ela foi executada em sua própria casa.

A ialorixá foi responsável durante anos por denunciar a violência cometida contra a população quilombola e a tentativa de tomada das terras.

De acordo com a Polícia Civil, sua morte está diretamente relacionada ao enfrentamento dos interesses de uma facção do tráfico de drogas e foi arquitetada com a participação de um morador da comunidade quilombola envolvido com extração ilegal de madeira.

Além de Pitanga dos Palmares, a comunidade Jiboia, localizada nos municípios baianos de Antônio Gonçalves e Filadélfia, foi reconhecida e declarada como Comunidade Remanescente de Quilombo nesta segunda-feira.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo