Sociedade
Governo de São Paulo multa Enel em R$ 12,7 milhões por apagão
Multa vem após diversas regiões do estado ficarem sem luz por mais de 100h


O governo do estado de São Paulo multou em R$ 12,7 milhões a Enel, concessionária responsável pelo fornecimento de energia na Grande São Paulo. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira 17.
A multa vem após diversas regiões do estado ficarem sem luz por mais de 100h no primeiro fim de semana de novembro.
O Procon justifica a multa afirmando que a companhia não respeitou o Código de Defesa do Consumidor por deixar uma parcela da população sem luz por mais de 48h seguidas.
A Enel foi procurada por CartaCapital, mas ainda não se manifestou sobre a multa.
Prejuízos do apagão
Somadas 120h de apagão em São Paulo, os setores de comércio e serviços da cidade perderam, ao menos, 1,3 bilhão de reais em faturamento bruto. O levantamento foi feito pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo.
Segundo a entidade, o maior prejuízo foi para o setor de serviços, que deixou de faturar 930 milhões de reais. Já o comércio perdeu 465 milhões de reais com as lojas que ficaram sem operar por conta da interrupção no fornecimento de energia elétrica.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Prefeito de São Paulo diz ter pedido o cancelamento do contrato com a Enel
Por CartaCapital
Onda de calor: ONS aciona usinas térmicas após aumento da demanda energética
Por CartaCapital