Sociedade

Fortes chuvas na região sul deixam pelo menos seis mortos

Três mortes ocorreram no Rio Grande do Sul, onde pelo menos 31 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas neste estado e mais de 1.600 tiveram que deixar suas casas

Vista de uma rua inundada em Lajeado, Rio Grande do Sul, Brasil, em 19 de novembro de 2023. Foto: SILVIO ÁVILA/AFP
Apoie Siga-nos no

Pelo menos seis pessoas morreram em decorrência das fortes chuvas que atingem a região sul do Brasil desde o início da semana nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, confirmaram as autoridades neste domingo (19).

Três mortes foram registradas no Rio Grande do Sul, após chuvas de grande volume que provocaram inundações e desabamentos.

“Infelizmente três óbitos. Muita destruição e milhares de pessoas alojadas em ginásios nos municípios atingidos”, informou o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, na rede X (antigo Twitter).

Duas mortes ocorreram em Gramado, cidade turística a 100 quilômetros da capital Porto Alegre, após o desabamento de uma casa.

Pelo menos 31 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas neste estado e mais de 1.600 tiveram que deixar suas casas. Várias cidades, incluindo Roca Sales, foram atingidas pela cheia do Rio Taquari.

Neste domingo (19), dezenas de voluntários tentam desobstruir e limpar as ruas e estradas da cidade, que em alguns pontos está completamente coberta pelas águas do Taquari, segundo um jornalista da AFP.

Outras ruas estão totalmente cobertas de lama e com árvores caídas.

A região sul tem enfrentado eventos climáticos extremos nos últimos meses, como fortes chuvas e um devastador ciclone em setembro, que deixou mais de 50 mortos. De acordo com especialistas, estes fenômenos tendem a ser cada vez mais comuns, impulsionados pela mudança climática.

As outras três vítimas dos temporais foram confirmadas em Santa Catarina. Duas mulheres morreram na cidade de Taió, na quinta-feira, e um homem morreu na sexta-feira no município de Palmitos. Uma quarta pessoa está desaparecida.

O governador de Santa Catarina declarou situação de emergência em 64 municípios diante das fortes precipitações que tiveram início na terça-feira.

Nas quatro cidades mais afetadas pelas chuvas neste estado, em três dias choveu mais que o dobro do esperado para todo o mês de novembro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo