Sociedade

Falso médico que receitava tratamento precoce morre vítima da Covid-19

Apesar de dizer que era formado em medicina, Anthony Ferrari Penza era enfermeiro e divulgava vídeos na internet com discurso negacionista

Falso médico que receitava tratamento precoce morre vítima da Covid-19
Falso médico que receitava tratamento precoce morre vítima da Covid-19
O enfermeiro Anthony Ferrari Penza se passava por médico e receitava cloroquina. Foto: Reprodução/Twitter.
Apoie Siga-nos no

Um enfermeiro de Cabo Frio, chamado Anthony Ferrari Penza, que se identificava como médico e receitava cloroquina e ivermectina para pacientes com Covid-19, morreu vítima da doença no final da noite de domingo 18.

A morte foi confirmada pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Duque de Caxias.

O falso médico ganhou milhares de seguidores nas redes sociais fazendo vídeos negacionistas. Em um deles, o enfermeiro dizia que as pessoas não morriam de Covid-19, mas colocavam a causa da morte no atestado de óbito para os estados receberem dinheiro do governo federal.

No fim do ano passado, Ferrari divulgou vídeo em que afirmava que o médico voluntário no ensaio clínico da vacina de Oxford teria sido “vítima da vacina”. Ele também dizia, erroneamente, que o imunizante poderia causar Alzheimer, doença degenerativa que afeta a memória e fibromialgia, que causa dor e fadiga.

Ele chegou a se candidatar a vereador de Cabo Frio pelo Partido Social Democrático (PSD) nas eleições municipais de 2020 e teve 164 votos.

Diante das várias denúncias e processos, Ferrari mudou o discurso, assumindo o título de enfermeiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo