Política
Energia volta em todo o Brasil, mas causa do apagão ainda não foi divulgada
O incidente registrado na manhã desta terça-feira atingiu todas as regiões do País
Um boletim divulgado pelo Ministério de Minas e Energia na tarde desta terça-feira 15 informa que o sistema nacional de energia foi restabelecido às 14h30. Restam, segundo a pasta, “ajustes pontuais a serem realizados pelas distribuidoras em algumas cidades”.
O apagão ocorreu às 8h31 e o sistema elétrico nacional perdeu 25,9% da energia em 10 minutos. Até agora, a pasta não explicou os motivos do incidente.
O ministro Alexandre Silveira, que estava no Paraguai em agenda com o presidente Lula, retornou ao Brasil para acompanhar na sala de situação, criada nesta terça pelo governo, a recomposição da carga de energia.
O diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Sandoval Feitosa, definiu o apagão como um “evento de grande porte” durante uma reunião pública do órgão.
No início da tarde, o presidente em exercício Geraldo Alckmin afirmou que o restabelecimento da energia ocorreria “em poucas horas”.
“Aí vai se investigar a causa dessa perda de carga. Mas a ação foi rápida do Ministério de Minas e Energia, de seus técnicos, as equipes todas, e a recomposição está sendo rápida”, disse o ministro de Indústria, Comércio e Serviços.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Apagão ainda afeta parte do Norte e do Nordeste; Alckmin diz haver problema no Maranhão
Por CartaCapital
Em dia de apagão, Ciro critica Lula e alega ‘covardia’ sobre a venda da Eletrobras
Por CartaCapital



