Sociedade

Em alta, casos de incêndio de ônibus no Brasil chegam a 105 em 2023

Os registros de coletivos incendiados estavam em queda desde 2018, segundo a Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos

Em retaliação à morte de um comparsa, milicianos queimaram ônibus e transformaram a cidade em praça de guerra – Imagem: Bruno Kaiuca/AFP
Apoie Siga-nos no

Com 105 ocorrências em 2023, o número de ônibus de transporte público queimados no Brasil aumentou 67% em comparação com o ano anterior. Os dados são de um levantamento da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos divulgado nesta terça-feira 30.

Os registros de coletivos incendiados estavam em queda desde 2018. O resultado de 2023 interrompeu o ciclo e representou a maior estatística desde 2019.

Em 2024, já houve 9 ônibus queimados, de acordo com a pesquisa da NTU.

A estatística atingiu seu ápice em 2014, com 657 casos. As ocorrências de 2020 e de 2021 naturalmente foram mais baixas em razão do isolamento social durante a pandemia de Covid-19.

O Rio de Janeiro está no topo do ranking da NTU, com 43% dos incêndios a coletivos em 2023. Foram 45 no estado ao longo do ano passado, a maioria (25) durante retaliações do crime organizado pela morte de um miliciano.

São Paulo aparece logo em seguida, com 15 casos.

No Nordeste, Rio Grande do Norte e Bahia têm 10 registros cada. Houve um aumento de violência em ambos os estados por causa do acirramento da disputa entre facções criminosas, conforme o levantamento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo