Sociedade

Deputado bolsonarista invade hospital na Bahia. Veja o vídeo

A secretaria de Saúde afirma que um segurança do parlamentar teve contato com uma paciente que estava com as partes íntimas expostas

Apoie Siga-nos no

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) denunciou, por meio de nota, a invasão do deputado Capitão Alden (PSL) ao Hospital Riverside, que fica em Lauro de Freitas, região metropolitana de Salvador, na manhã desta quarta-feira (17). A unidade é dedicada a pacientes contaminados pelo novo coronavírus.

A pasta condenou a atitude do parlamentar que, acompanhado de seguranças, teve acesso às dependências do hospital que, segundo a pasta, possui 110 leitos clínicos para pacientes com casos confirmados e suspeitos de covid-19.

“É lamentável que o deputado e os seus seguranças coloquem em risco a própria saúde, sob risco de serem infectados com a Covid-19, bem como a de pacientes e profissionais”, se posicionou a secretaria, em nota.

 

Ainda de acordo com a Sesab, o deputado demonstrava estar armado e ameaçava, a todo momento, os profissionais da unidade, afirmando que daria voz de prisão.

A nota emitida pela pasta ainda traz uma situação mais grave. A Sesab afirma que um dos seguranças do Capitão Alden teve contato com uma paciente, que estava com as partes íntimas expostas devido ao banho no leito.

A pasta afirmou que foi registrado um boletim de ocorrência para apurar o crime cometido.

Em um vídeo que circula pelas redes sociais é possível ver o deputado debatendo com uma equipe médica. “Pode chamar quem você quiser. Nós vamos adentrar porque nosso papel é esse”. Em outro momento, em uma aparente discussão sobre direito de imagens, o parlamentar acrescenta. “Eu já lhe disse que a gente vai editar as imagens. Se você verificar sua imagem sendo veiculada em qualquer outro canto, sem os devidos mosaicos, você vai me processar, é simples. Agora, a filmagem vai ser feita, vai ser editada, o rosto vai ser coberto, e pronto, não há o que se falar em direito de imagem”, emenda.

O parlamentar nega que tenha invadido a unidade e afirma que, desde maio, encaminhou ofícios ao secretário de Saúde da Bahia solicitando visita a alguns hospitais de campanha para apurar denúncias que ele recebeu sobre falta de equipamentos de materiais de trabalho dos profissionais de saúde.

Ele afirma que, por não ter tido resposta aos ofícios, encaminhou mensagem ao secretário Fábio Vilas-Boas, cobrando a autorização. A mensagem foi veiculada por meio de um print, bem como a resposta por parte do secretário, que diz: “Desculpe a falta de consideração do meu assessor. Já despachei isso autorizando, vão formalizar”.

No entanto, a Sesab afirma que já tinha anunciado à assessoria do parlamentar de que a visita não seria autorizada à unidade, somente ao Hospital Arena Fonte Nova que estava, naquela oportunidade, ainda sem pacientes internados. “Não permitimos visitas às unidades Covid-19, nem de familiares”, diz a nota da Sesab.

Recentemente, o presidente Jair Bolsonaro estimulou seus apoiadores a invadirem unidades hospitalares em busca de leitos vazios.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo