Cultura
Deputada do PSOL propõe auxílio emergencial para pequenos empreendedores da cultura no RS
O projeto de lei de Fernanda Melchionna cria um benefício a ser pago em duas parcelas mensais de até 10 mil reais. O valor mínimo seria de 3 mil reais


A deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) apresentou um projeto de lei para instituir um auxílio emergencial voltado a micro e pequenos empreendedores da cultura no Rio Grande do Sul, em meio às enchentes que castigam o estado desde o fim de abril.
O texto cria um benefício a ser pago em duas parcelas mensais de até 10 mil reais. O valor mínimo seria de 3 mil reais.
“Pretendemos auxiliar na viabilização do retorno do setor ao funcionamento, mantendo emprego e renda de toda a comunidade envolvida”, diz a justificativa do projeto. “Afinal, ainda nem temos a dimensão total dos danos, porque são enormes, e muito menos quanto tempo precisaremos para que eles sejam minimamente sanados.”
Na lista de atividades a serem contempladas estão teatros independentes, escolas de música, circos, centros culturais, museus comunitários e espaços culturais em comunidades indígenas.
Além de Melchionna, outros deputados da Federação PSOL/Rede assinam a proposta. O texto chegou à Mesa Diretora da Câmara em 16 de maio, mas ainda não foi distribuído a uma comissão.
Leia a íntegra do projeto de lei:
FernandaApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Como as eleições no Rio Grande do Sul poderiam ser adiadas, segundo advogado
Por Ana Luiza Basilio
Número de mortos no Rio Grande do Sul sobe para 157; 88 ainda estão desaparecidos
Por CartaCapital
Chuvas no RS levam Volkswagen a colocar funcionários em férias coletivas
Por Agência Brasil