Sociedade

Bolsonaro elogia indicado para a Fundação Palmares: “excelente”

Entre os posicionamentos polêmicos de Sérgio Nascimento de Camargo está a defesa do fim do Dia da Consciência Negra

Apoie Siga-nos no

O presidente Jair Bolsonaro teceu elogios ao jornalista Sérgio Nascimento de Camargo, nomeado em novembro para presidir a Fundação Palmares. Ao deixar o Palácio da Alvorada nesta quarta-feira 11, o ex-capitão classificou o jornalista como “excelente”.

“Não tem essa história de branco e negro. Somos iguais e ponto final”, afirmou Bolsonaro, que teve uma reunião com o indicado para a Fundação Palmares na terça-feira 10 no Palácio do Planalto. Na saída do encontro, Sérgio de Camargo afirmou que não haverá apoio da Fundação Palmares ao Dia da Consciência Negra, lembrado no dia 20 de novembro. Ele é contra a comemoração da data.

A nomeação do jornalista foi suspensa no início do mês de dezembro, após o juiz Emanuel José Matias Guerra, da 18ª Vara Federal do Ceará, acatar ação popular contra a indicação. A Advocacia-Geral da União entrou com recurso.

Militante de direita, Camargo se define “contrário ao vitimismo e ao politicamente correto”. Em suas redes sociais, ele nega a existência de racismo, motivo pelo qual condena datas como a da Consciência Negra.

Também direcionou inúmeros ataques em suas publicações a figuras como a ex-vereadora Marielle Franco, Lázaro Ramos e até à filósofa Ângela Davis, referindo-se a ela como “comunista e mocreia assustadora”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo