Economia
Bolsa retira Braskem de índice de sustentabilidade em meio a crise em Maceió
A decisão valerá a partir da sexta-feira 8. A Braskem representava cerca de 1,2% da carteira


A B3 informou nesta terça-feira 5 que as ações da Braskem deixarão de integrar a carteira do Índice de Sustentabilidade Empresarial a partir da sexta 8.
O motivo é a crise envolvendo o afundamento do solo na área de uma mina da Braskem em Maceió (AL). A situação levou a prefeitura a decretar estado de emergência e já deixou milhares de pessoas desabrigadas.
“A decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia, mas decorre da aplicação do disposto na metodologia do ISE B3, que estabelece a exclusão de ativos que ‘durante a vigência da carteira se envolvam em incidentes que as tornem incompatíveis com os objetivos do ISE B3″, diz o comunicado da Bolsa de Valores.
O índice reúne em uma carteira ativos de empresas comprometidas com a sustentabilidade empresarial. A ideia é apoiar investidores na tomada de decisão e induzir empresas a adotarem práticas ESG. A Braskem representava cerca de 1,2% da carteira— que conta, ao todo, com 67 empresas.
Com o possível colapso da mina de extração de sal-gema, a empresa cancelou sua participação na conferência climática COP28, nos Emirados Árabes Unidos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Após risco de colapso de mina em Maceió, Braskem cancela participação na COP28
Por CartaCapital
Ritmo de afundamento do solo acelera em área de mina da Braskem em Maceió
Por CartaCapital
Dramas humanos se acumulam em tragédia da Braskem em Maceió
Por Agência Brasil
Entenda o que falta para a CPI da Braskem no Senado começar a funcionar
Por Wendal Carmo