Sociedade

Após fuga de detentos, Fernandinho Beira-Mar e outros 22 são transferidos de presídio de Mossoró

Operação de transferência dos presos foi sigilosa e ocorreu, com sucesso, no último sábado 2

Após fuga de detentos, Fernandinho Beira-Mar e outros 22 são transferidos de presídio de Mossoró
Após fuga de detentos, Fernandinho Beira-Mar e outros 22 são transferidos de presídio de Mossoró
Foto: Polícia Penal Federal/Divulgação
Apoie Siga-nos no

Uma das principais lideranças do Comando Vermelho (CV), Luiz Fernando da Costa, o Fernandinho Beira-Mar, foi transferido da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para o presídio federal de Catanduvas, no Paraná. 

A medida foi tomada pelo Ministério da Justiça após a fuga inédita de dois presos da prisão em Mossoró. Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça escaparam da unidade em 14 de fevereiro. A dupla segue foragida.

Ao todo, 23 presos foram transferidos para as outras quatro penitenciárias federais em uma operação sigilosa realizada no último sábado 2.

O Brasil possui cinco presídios de segurança máxima localizados em Catanduvas (PR), Campo Grande (MS), Porto Velho (RO), Mossoró (RN) e Distrito Federal. Todas unidades são controladas pela Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Em nota, a pasta ressaltou que as operações de transferências são rotineiras entre as unidades. “É importante salientar que a movimentação dos internos é parte da rotina das unidades e, por questões de segurança, a Senappen não informa a localização dos presos, nem detalhes dessas operações”.

Vale destacar, que entre os transferidos, estão dois detentos que chegaram à Penitenciária de Mossoró junto com Deibson Nascimento e Rogério Mendonça. São eles: Railan Silva dos Santos e Selmir da Silva Almeida, do Acre. 

As buscas pelos fugitivos entraram no 20º dia nesta segunda-feira 4. Até agora, a força-tarefa já prendeu seis pessoas suspeitas de esconderem a dupla.  

A última pista dos fugitivos é de que eles teriam invadido um galpão no domingo 3. No local, teriam agrediram o proprietário depois de ele falar que não tinha celular. Após isso, fugiram. O dono da fazenda foi quem acionou os policiais.

A força-tarefa realizou um cerco na região, que fica na cidade de Baraúna (RN), e prossegue na busca da dupla.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo