Saúde
Vacina russa contra Covid-19 tem 92% de eficácia, diz instituto
Número foi calculado com base em 20 casos confirmados em voluntários que tomaram o imunizante e placebo
A Rússia anunciou nesta quarta-feira 11 que o imunizante Sputnik V, desenvolvida pelo Instituto Gamaleia, é 92% eficaz contra a Covid-19.
De acordo com o comunicado do instituto, a eficácia foi calculada com base em 20 casos confirmados em voluntários que tomaram a vacina e o placebo, em uma primeira análise provisória obtida 21 dias após a primeira injeção.
Os resultados iniciais são apenas os segundos a serem publicados a partir de um teste em humanos em estágio final.
A fase 3 de testes ocorre em 29 clínicas em Moscou e envolve 40 mil voluntários no total, com um quarto recebendo uma injeção de placebo.
“Estamos mostrando, com base nos dados, que temos uma vacina muito eficaz”, disse o chefe do Fundo Russo de Investimento Direto( RDIF), Kirill Dmitriev.
O fundo disse que o estudo russo continuaria por mais seis meses e que os dados do estudo também serão publicados em um importante jornal médico internacional após uma revisão por pares.
A Rússia registrou sua vacina Sputnik V para uso público em agosto, o primeiro país a fazê-lo, embora a aprovação tenha ocorrido antes do início do ensaio em grande escala em setembro.
(Com informações da Reuters)
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.



