Saúde

Resultado de eficiência da Coronavac sairá na 1ª semana de dezembro, anuncia Butantan

Com o mínimo de 61 voluntários infectados entre os mais de 10 mil que participaram dos testes, pode-se medir a segurança do fármaco

(Foto: Governo de SP) (Foto: Governo de SP)
Apoie Siga-nos no

O Instituto Butantan anunciou nesta segunda-feira 23 que a fase 3 de testes para a vacina Coronavac, desenvolvida em conjunto com o laboratório Sinovac Biotech, chegou ao número mínimo de pacientes infectados para poder obter um detalhamento de sua eficácia perante a comunidade internacional.

 

Com 61 infectados pela Covid-19 entre os mais de 10 mil voluntários que receberam a dose da vacina ou de placebo, atingiu-se um mínimo de segurança para poder submeter os estudos clínicos a um Comitê Internacional Independente. O comitê, então, deve avaliar os resultados e submeter um relatório à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à agência sanitária chinesa.

Com isso, a divulgação dos resultados de eficiência da Coronavac devem ser divulgados na 1ª semana de dezembro, anunciou o secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, em coletiva de imprensa no começo da tarde.

“Assim que divulgados esses resultados, eles serão encaminhados para a Anvisa para o seu reconhecimento e chancela. A expectativa é que, já no mês de janeiro, a Anvisa tenha aprovado a Coronavac, e com 46 milhões de doses disponíveis, o Instituto Butantan em conjunto com o Programa Nacional de Imunização poderá vacinar brasileiros”, afirmou o secretário.

João Gabbardo, do Centro de Contingenciamento do Coronavírus do estado, afirmou que, caso a China registre a vacina, haverá um precedente de padrão de análise internacional que pode acelerar a avaliação da Anvisa na aprovação da Coronavac. Isso ocorre porque tanto a China quanto o Brasil fazem parte de um comitê internacional de avaliação de fármacos que compartilha da mesma base para avaliar diferentes fármacos.

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan, afirmou que espera “a colaboração da Anvisa e do Ministério da Saúde” para a averiguação dos resultados assim que possível. Covas também afirmou que o mínimo de 61 infectados foi atingido na semana passada. Nesta quarta, contraíram o coronavírus 74 voluntários.

Os testes da fase 3 envolvem 13 mil profissionais de saúde em 16 centros de pesquisa de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Até o momento, mais de 10 mil pessoas já receberam ao menos uma das duas doses da vacina ou placebo.

Na semana passada, o governador João Doria (PSDB) recebeu as primeiras 120 mil doses da Coronavac no Aeroporto de Guarulhos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo