Saúde
País tem 3.670 mortes e 52.995 casos confirmados de coronavírus
O maior volume se concentra no Estado de São Paulo, que contabiliza 1.512 óbitos e 17.826 casos confirmados


O ministério da Saúde atualizou nesta sexta-feira 24 os números de coronavírus no País: são 3.670 mortes, 357 a mais nas últimas 24 horas, o que representa alta de 10,8%. Os casos confirmados somam 52.995. São 3.503 novos casos em um dia, uma alta de 7,1%.
O maior volume de casos se concentra no Estado de São Paulo, que contabiliza 1.512 óbitos e 17.826 casos confirmados. O Rio de Janeiro é o segundo a mais concentrar a proliferação do vírus, com 570 mortos e 6.282 casos.
Já o Ceará tem uma maior expressão de casos confirmados (4800) em comparação com Pernambuco, o quarto no ranking, com 3.999. No entanto, Pernambuco supera o estado em número de mortes, são 352 contra 284 no Ceará.
O Amazonas, estado que entrou em colapso da rede hospitalar por conta da pandemia, são 255 mortos e 3.194 caos confirmados. Em termos proporcionais, o Amazonas tem uma das piores taxas de letalidade por milhão de habitante e está entre as unidades da federação em condição mais grave do Brasil. Em Manaus, onde estão concentrados 80% dos contágios conhecidos, as taxas são ainda mais preocupantes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Coronavírus: Estudo mostra que curva de mortes no Brasil está maior que a da Espanha
Por CartaCapital
Morrer com coronavírus ou de fome? A escolha dos mais pobres não pode ser esta
Por BrCidades
Trump sugere injeção de desinfetante para tratar coronavírus
Por AFP