Saúde

OMS descarta transmissão do coronavírus por comida

Declaração foi feita depois que a China afirmou ter encontrado o novo coronavírus em um carregamento de frango importado do Brasil

Fioto: AFP.
Apoie Siga-nos no

A Organização Mundial da Saúde (OMS) garantiu nesta quinta-feira 13 que não é possível uma transmissão do novo coronavírus por meio de alimentos. A declaração ocorre no mesmo dia em que a China disse ter encontrado partículas do vírus em frangos importados do Brasil e embalagens de camarão do Equador.

“Não acreditamos que o coronavírus possa ser transmitido através de alimentos. Se entendemos bem, a China encontrou o vírus nas embalagens, testou com centenas de milhares e encontrou em algumas, menos de dez deram positivo”, explicou a cientista Maria Van Kerkhove, responsável da unidade de enfermidades emergentes da OMS.

Kerkhove ressaltou, porém, que o coronavírus pode permanecer em superfícies “durante um tempo” e que há “dados indicativos, através da FAO (a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação), para que os trabalhadores do setor alimentício se encontrem em segurança no ambiente de trabalho”.

“Nossa alimentação em relação à Covid é segura”, defendeu Michael Ryan, diretor de situações de emergência sanitária da OMS. “Não há nenhuma prova de que os alimentos ou as cadeias relacionadas participem da transmissão do vírus. Não devem exagerar nesse tipo de informação; já tem medo suficiente da pandemia”, completou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo