Política
Ministério da Saúde confirma 1.546 casos de coronavírus e 25 mortes
São Paulo segue com maioria de casos e óbitos pelo novo vírus


O Ministério da Saúde confirmou, neste domingo 22, 1.546 casos de coronavírus no Brasil e 25 mortes. São 418 casos e 7 mortes a mais do que no dia anterior, quando a pasta registrou 1.128 pacientes e 18 óbitos.
São 22 mortes no estado de São Paulo e três no estado do Rio de Janeiro. A doença está presente em todos os estados do Brasil e no Distrito Federal.
Nesta semana, o Brasil completa 30 dias após a identificação do 1º caso de coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, após esta data, será possível verificar tendências e fazer mais projeções para o futuro.
Devido à evolução nos números da doença, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, defendeu o adiamento das eleições municipais de 2020.
A previsão de Mandetta é de que o índice de casos suba com velocidade até junho, estabeleça um “platô” em julho, aponte tendência de diminuição em agosto e apresente queda profunda somente em setembro. Segundo ele, o sistema de saúde deve entrar em colapso já no mês de abril.
Na contramão, o presidente Jair Bolsonaro vê “alarmismo” na cobertura da imprensa sobre a crise e critica o que chama de “providências absurdas”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Coronavírus: 40% da população mundial não têm como lavar as mãos
Por Victor Ohana
Por coronavírus, Bolsonaro anuncia aumento de produção de cloroquina
Por Victor Ohana
“Quanto mais você estoca qualquer coisa, mais aumenta a chance de circulação do coronavírus”
Por Victor Ohana