Política

Governo de SP montará um hospital de campanha no Ginásio do Ibirapuera

Hospital se soma aos montados no Pacaembu e Anhembi na corrida contra a saturação dos hospitais públicos no estado

Ginásio do Ibirapuera (Foto: Governo do Estado de São Paulo)
Apoie Siga-nos no

O governo de São Paulo irá montar o terceiro hospital de campanha voltado ao combate ao coronavírus na capital paulista, desta vez no Complexo Esportivo do Ibirapuera. Segundo anunciado pelo governador João Doria (PSDB) nesta terça-feira 07, o hospital irá providenciar 240 leitos de baixa complexidade e contará com 800 profissionais de saúde. O investimento deve custar R$ 42 milhões e deve ser inaugurado no dia 1º de maio.

O anúncio vem no momento que São Paulo já registra 4.886 e 304 óbitos até a tarde desta terça, e após a prorrogação da quarentena oficial do estado até o dia 22 de abril. Com isso, apenas serviços essenciais podem funcionar em todos os municípios. Os responsáveis pela secretaria de saúde de SP enfatizam, ainda, a importância do isolamento social para evitar o colapso do sistema de saúde.

Além do hospital no Ibirapuera, a cidade de São Paulo inaugurou na segunda-feira 06 um hospital no estádio do Pacaembu, com 200 leitos, e está para liberar o acesso à estrutura emergencial criada no Sambódromo do Anhembi, que contará com 1.800 leitos e será aberto no dia 15 de abril. Serão, portanto, 2.240 leitos de baixa complexidade a mais – número que ainda corre riscos de ser insuficiente para a proporção da epidemia no estado.

Em uma projeção apresentada pelo diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, a prorrogação da quarentena pode evitar 166 mil óbitos em São Paulo, além de 630 mil hospitalizações e 168 mil internações em UTIs. Mesmo assim, no cenário de 180 dias daqui para a frente, o estado pode contabilizar cerca de 110 mil mortes pela Covid-19, além de 670 mil pessoas em hospitais e 147 mil casos graves em UTIs do estado, caso o vírus se propague no ritmo avaliado no momento.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo