Política
Governo cancela antecipação da 2ª parcela do auxílio emergencial
Ministério da Cidadania anunciou que precisa de outro crédito suplementar para fazer o pagamento, que havia sido anunciado pela Caixa
O Ministério da Cidadania informou, em nota divulgada na noite de quarta-feira 22, que o governo não fará a antecipação da segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600, como previamente prometido.
Na segunda-feira 20, o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou que os trabalhadores informais e pessoas inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal (CadÚnico) nascidas em janeiro e fevereiro receberiam a segunda parcela nesta quinta-feira 23. Segundo a nota, o ministério recebeu uma recomendação da Controladoria Geral da União (CGU) e cancelou a antecipação da segunda parcela.
O Ministério da Cidadania explicou que, devido ao alto número de informais cadastrados, o recurso disponível para cada uma das três parcelas é de R$ 32,7 bilhões, e já foram transferidos R$ 31,3 bilhões. Segundo a pasta, ainda avaliados cerca de 12 milhões de cadastros para a primeira parcela.
Em função disso, o ministério produziu nesta quarta-feira uma nota técnica e solicitou ao Ministério da Economia a previsão para uma suplementação orçamentaria o “mais rápido possível”.
Nas redes sociais, pessoas têm reclamado da demora do sistema elaborado pela Caixa para conceder a resposta final da aprovação ou não dos benefícios.
Desempregados, microempreendedores individuais (MEI) ou trabalhadores informais que não tenham renda per capita acima de R$ 522,50 ou renda familiar total acima de 3 salários mínimos (R$ 3.135) podem solicitar o benefício. Inscritos no CadÚnico e beneficiários do Bolsa Família já foram automaticamente analisados pelo DataPrev, que faz a separação de dados referentes à renda básica emergencial.
Algumas postagens reclamavam da demora da Caixa em concluir as análises. Não há, ainda, uma média de quanto tempo o DataPrev tem levado para cruzar as informações e liberar o acesso ao benefício, mas há diversos relatos de pessoas que se inscreveram na primeira semana de lançamento do aplicativo/site e ainda não receberam uma resposta, positiva ou negativa, sobre o benefício.
*Com Agência Brasil
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