Saúde

EUA autorizam uso da vacina Pfizer contra a Covid-19

Para começar a vacinação, outra agência federal americana precisa dar o parecer final

Foto: Justin Tallis/AFP Foto: Justin Tallis/AFP
Apoie Siga-nos no

A agência reguladora de medicamentos americana FDA anunciou a aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19, desenvolvida pelas farmacêuticas Pfizer e BioNTech. Sendo assim, os Estados Unidos se tornam o quinto país a autorizar o uso deste imunizante.

O anúncio segue a recomendação de um órgão consultivo que recomendou a vacina para uso emergencial em maiores de 16 anos. Para começar a vacinação, outra agência federal americana, o CDC, precisa dar o parecer final. A expectativa é que isso aconteça nos próximos dias.

A vacina da Pfizer já foi aprovada pelo Reino Unido, Canadá, Bahrein e México. A agência regulatória britânica foi a primeira a aprovar o uso da vacina, ainda na semana passada. O Reino Unido iniciou sua campanha de vacinação nesta terça-feira, 8.

A decisão chega em um momento em que as infecções no país mais afetado pela pandemia no mundo registraram um novo recorde nesta sexta-feira, com quase 235 mil casos em 24 horas, segundo dados da Universidade Johns Hopkins.

Os Estados Unidos esperam vacinar 20 milhões de pessoas neste mês, contando com a próxima aprovação de uma segunda vacina, a Moderna, que poderá ser anunciada na próxima semana. Profissionais de saúde e residentes de lares de idosos terão prioridade para receber as primeiras doses.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo