Política

CORREÇÃO: Secretaria diz que errou e não confirma mortes na Rocinha e em Manguinhos

Pasta do governo do Rio de Janeiro havia informado 5 mortes na Rocinha e 3 em Manguinhos

A favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Foto: Alexandre Macieira/Riotur
Apoie Siga-nos no

A secretaria estadual de Saúde do Rio de Janeiro afirmou que errou e não confirma mortes por coronavírus nas favelas da Rocinha e em Manguinhos, como relatado por CartaCapital nesta quarta-feira 8, a partir de dados disponíveis no painel do governo fluminense.

Em nota, o Gabinete de Crise para Enfrentamento do Coronavírus afirmou que não está correta a informação publicada no Painel Coronavírus sobre óbitos em bairros. A Secretaria informou que os dados corretos seriam, para a Rocinha, 6 casos confirmados de infecção, sendo 5 deles com comorbidade.

A nota não explica sobre as 3 mortes de Manguinhos. Procurada por CartaCapital, a Secretaria não confirmou as mortes na comunidade da zona norte carioca.

CartaCapital também procurou a Secretaria Municipal de Saúde da cidade do Rio de Janeiro, mas não obteve resposta.

A Secretaria de Estado de Saúde pediu desculpas aos veículos de comunicação que divulgaram a informação confiando no painel. Segundo a pasta, são 89 óbitos em todo o estado, e 1.688 casos de contaminação identificados.

Confira a nota na íntegra:

A SES errou! A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro esclarece que a informação publicada no Painel Coronavírus sobre óbitos em bairros (incluindo Rocinha) não está correta. A secretaria pede desculpas pelo erro e trabalha para continuar sendo transparente e disponível neste momento de crise do coronavírus. Pedimos desculpas sobretudo aos veículos de comunicação que divulgaram as informações confiando no painel, lançado na última semana com o objetivo de levar mais informações à população. A SES reforça que trabalha para a correção de dados e que, numa análise preliminar, os dados corretos seriam, para a Rocinha, 6 casos confirmados sendo 5 com comorbidade. Como mostra a imagem a seguir, não era possível ter mais números de óbitos no painel dos que os já confirmados pela SES (89).

A SES informa que o boletim divulgado ontem está correto, com 1.688 casos confirmados e 89 óbitos por coronavírus (Covid-19) no estado, além de 78 óbitos em investigação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo