Saúde
Coronavírus no Brasil: Ministério da Saúde confirma 12 casos suspeitos
De acordo com boletim desta sexta-feira 31, estado de São Paulo tem sete casos suspeitos, mais da metade do número total


Na tarde desta sexta-feira 31, o Ministério da Saúde atualizou os dados sobre o avanço do coronavírus no Brasil e confirmou que o número de casos suspeitos em observação no país subiu de 9 para 12 nas últimas 24 horas.
Inicialmente, o órgão havia anunciado 13 casos suspeitos no país, mas, durante a coletiva de imprensa, as autoridades presentes revelaram que o exame de um paciente de Minas Gerais havia dado negativo para coronavírus, modificando a lista divulgada.
Ainda assim, grande parte dos casos suspeitos foi registrada em São Paulo, onde sete pacientes estão sendo acompanhados pelas autoridades. Além destes, outros casos suspeitos foram registrados nos estados do Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (1), Paraná (1) e Ceará (1).
Desde a última atualização, na quinta-feira 30, o estado de São Paulo descartou um e classificou cinco novos casos suspeitos, enquanto Santa Catarina registrou um novo caso e Rio de Janeiro descartou outro. Minas Gerais, conforme relatado acima, também deixou de ter um caso deste tipo na atualização desta sexta.
Vale relembrar que, apesar da OMS ter declarado emergência global na quinta-feira 30, ainda não há nenhum caso confirmado de coronavírus no país, tampouco na América Latina. Na China, onde a crise se concentra, já são mais de 10 mil casos confirmados e 213 mortos até o momento.
Casos suspeitos de coronavírus no Brasil*:
- Ceará: 1 caso suspeito
- Paraná: 1 caso suspeito
- Rio Grande do Sul: 2 casos suspeitos
- Santa Catarina: 1 caso suspeito
- São Paulo: 7 casos suspeitos
*Números contabilizados até meio-dia de 31 de janeiro de 2020 pelo Ministério da Saúde
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.