Saúde

China libera 5,4 mil litros de insumos para vacina, diz Bolsonaro

Comunicado é feito após atraso na entrega da matéria-prima para produção dos imunizantes

China libera 5,4 mil litros de insumos para vacina, diz Bolsonaro
China libera 5,4 mil litros de insumos para vacina, diz Bolsonaro
O presidente da República, Jair Bolsonaro. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

A China liberou 5,4 mil litros de insumos para as vacinas da Sinovac/Butantan, segundo informou o presidente Jair Bolsonaro nesta segunda-feira 25. A previsão é de que o material chegue ao Brasil nos próximos dias. A liberação dos insumos da vacina de Oxford/AstraZeneca estaria “sendo acelerada”.

 

O comunicado veio da embaixada da China e foi publicado nas redes sociais de Bolsonaro. O presidente escreveu uma mensagem de agradecimento ao governo chinês e aos ministros Ernesto Araújo, Eduardo Pazuello e Tereza Cristina. Em resposta, o embaixador Yang Wanming escreveu que “a China está junto com o Brasil na luta contra a pandemia e continuará a ajudar o Brasil neste combate dentro do seu alcance”.

O informe ocorre após a China atrasar o fornecimento da matéria-prima para a produção das vacinas, chamada de Insumo Farmacêutico Ativo. Diante da demora, aumentaram especulações sobre problemas diplomáticos entre a China e o Brasil, já que o governo Bolsonaro desferiu ataques diretos ao país asiático. No entanto, Ernesto Araújo negou problemas com os chineses e culpou a “alta demanda” pelos produtos.

A falta de insumos virou tema de ofício de procuradores do Ministério Público a Augusto Aras, em que pediram pressão para que o Ministério da Saúde e o Ministério das Relações Exteriores informassem as medidas adotadas para garantir o material.

Houve esforços para além do Itamaraty para interceder junto ao governo chinês. Entraram nas negociações o Instituto Butantan, o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), o ex-presidente Michel Temer (MDB), parlamentares e até as centrais sindicais.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo