Saúde

Brasil tem 105 mortes em um dia e vítimas fatais de covid-19 passam de 1,3 mil

São mais de 23 mil infectados no País, segundo atualização do Ministério da Saúde

Os secretários do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira e João Gabbardo dos Reis. Foto: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no

O Brasil tem 1.328 mortes e 23.430 casos de coronavírus, segundo atualização do Ministério da Saúde, nesta segunda-feira 13. São novos 105 óbitos e 1.261 contaminados em 24 horas, se comparado ao balanço divulgado no domingo 12, quando a pasta informou 1.223 falecimentos e 22.169 infecções.

Os maiores números de óbitos estão nos estados de São Paulo (608 mortes e 8.895 casos), Rio de Janeiro (188 mortes e 3.231 casos), Pernambuco (102 mortes e 1.154 casos), Ceará (91 mortes e 1,8 mil casos) e Amazonas (71 mortes e 1.275 casos). Há mortes em todas as unidades federativas e no Distrito Federal, menos no Tocantins. A taxa de letalidade subiu de 5,5% para 5,7% em um dia.

 

Alguns estados estão observando dificuldade em alcançar as metas de adesão ao isolamento pela população, como São Paulo, Rio de Janeiro e Amazonas.

O governo paulista informou que o índice ideal é de 70%, mas só 55% da população cumpriu a recomendação de ficar em casa no fim de semana, de acordo com um sistema de monitoramento sobre aparelhos celulares. No Rio de Janeiro, uma pesquisa com 800 câmeras de vigilância indicou aumento de circulação em diversos bairros.

Em Manaus, o prefeito Arthur Virgílio (PSDB) afirmou que o sistema de saúde está em colapso. Segundo ele, a população tem afrouxado o isolamento após a campanha do presidente Jair Bolsonaro para que as pessoas voltem à normalidade. O tucano culpou Bolsonaro por ser “aliado do vírus” e dificultar as medidas de combate à covid-19.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo