Receitas

Dia Mundial do Creme de Avelã: aprenda a fazer receita caseira 

O Dia Mundial do Creme de Avelã, celebrado em 5 de fevereiro, é a data perfeita para homenagear esse doce que conquistou cozinhas do mundo todo. Cremoso, aromático e versátil, ele vai bem no pão, em sobremesas e até como ingrediente de receitas mais elaboradas. […]

Dia Mundial do Creme de Avelã: aprenda a fazer receita caseira 
Dia Mundial do Creme de Avelã: aprenda a fazer receita caseira 
Apoie Siga-nos no

O Dia Mundial do Creme de Avelã, celebrado em 5 de fevereiro, é a data perfeita para homenagear esse doce que conquistou cozinhas do mundo todo. Cremoso, aromático e versátil, ele vai bem no pão, em sobremesas e até como ingrediente de receitas mais elaboradas. Preparar em casa é simples e permite controlar a quantidade de açúcar e escolher ingredientes de melhor qualidade. 

A seguir, aprenda a fazer uma versão caseira deliciosa do creme de avelã!

Creme de avelã servido em tigela de vidro com colher, em cima de mesa de madeira com avelãs ao redor
Creme de avelã caseiro (Imagem: Elena Zajchikova | Shutterstock)

Creme de avelã caseiro

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de avelãs torradas sem pele
  • 1/2 xícara de chá de açúcar
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó 100%
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 xícara de chá de leite integral
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha
  • 1 pitada de sal

Modo de preparo

Coloque as avelãs em uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 180 °C por cerca de 10 minutos, apenas para realçar o sabor. Deixe amornar. Transfira as avelãs para o liquidificador ou processador e bata por alguns minutos até formar uma pasta bem fina e úmida. Acrescente o açúcar, o cacau em pó, o óleo de coco, o leite integral, o extrato de baunilha e o sal. Bata novamente até obter um creme liso e homogêneo. 

Despeje a mistura em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre para não grudar no fundo. Cozinhe por aproximadamente 5 a 8 minutos, até o creme de avelã ficar mais encorpado e brilhante. Retire do fogo e deixe esfriar completamente. O creme ganha mais consistência depois de frio. Sirva em seguida.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo