Receitas
5 dicas para fazer o caramelo perfeito para o morango do amor
O morango do amor chegou com tudo e virou uma tendência entre os apaixonados por doces. Combinando o frescor da fruta com brigadeiro de leite em pó e a casquinha crocante e brilhante, ele conquistou pelo sabor e pela estética. Mas o segredo para o […]


O morango do amor chegou com tudo e virou uma tendência entre os apaixonados por doces. Combinando o frescor da fruta com brigadeiro de leite em pó e a casquinha crocante e brilhante, ele conquistou pelo sabor e pela estética. Mas o segredo para o sucesso está no ponto certo do caramelo — responsável pela textura perfeita, brilho intenso e aquela mordida inesquecível.
A seguir, veja 5 dicas para fazer o caramelo perfeito para o morango do amor!
1. Use açúcar refinado branco
O açúcar refinado derrete de forma mais uniforme e garante um caramelo mais liso, transparente e brilhante. Evite açúcar cristal ou demerara, que podem deixar o caramelo opaco ou arenoso.
2. Fogo médio e paciência
Evite o fogo alto. A pressa pode queimar o açúcar nas bordas antes que tudo derreta por igual. O fogo médio permite que o caramelo atinja o ponto certo com mais segurança e evita amargor.

3. Adicione um ingrediente anti-cristalização
Para evitar que o açúcar endureça e empedre durante o processo, adicione 1 colher de sopa de glucose de milho ou 1 colher de chá de vinagre branco, ou suco de limão à mistura. Isso ajuda a manter o caramelo liso e estável.
4. Use pouca água no início
Use água apenas o suficiente para umedecer o açúcar e ajudar a derreter de forma controlada. Cerca de 1/2 xícara de chá de água para cada 2 xícaras de chá de açúcar já é suficiente. Isso evita que a calda demore demais para atingir o ponto.
5. Atenção ao ponto do caramelo
O ponto ideal do caramelo é o de bala dura — aquele que forma uma casquinha quebradiça ao esfriar. Se tiver termômetro culinário, retire do fogo ao atingir 150 °C. Se não tiver, faça o teste pingando uma gota da calda em um copo com água fria: se endurecer na hora e fizer um “clique” ao quebrar, está pronto.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.