Receitas
4 lanches proteicos com amendoim para melhorar o ganho de massa muscular
O amendoim é um ingrediente versátil e altamente proteico, ideal para quem busca aumentar a massa muscular. Rico em gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais como magnésio e potássio, ele fornece energia de forma gradual, contribuindo para a recuperação e o crescimento dos músculos. A […]


O amendoim é um ingrediente versátil e altamente proteico, ideal para quem busca aumentar a massa muscular. Rico em gorduras boas, fibras, vitaminas e minerais como magnésio e potássio, ele fornece energia de forma gradual, contribuindo para a recuperação e o crescimento dos músculos.
A seguir, confira 4 lanches proteicos com amendoim para melhorar o ganho de massa muscular!
Mingau de aveia com amendoim e banana
Ingredientes
- 1 xícara de chá de leite desnatado
- 3 colheres de sopa de aveia em flocos
- 1 banana madura amassada
- 1 colher de sopa de amendoim torrado sem sal
- 1 colher de chá de mel
- Canela em pó a gosto
- Amendoim torrado sem sal e rodelas de banana para decorar
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o leite e a aveia. Leve ao fogo médio e mexa até começar a engrossar. Adicione a banana amassada e continue mexendo até obter uma textura cremosa. Retire do fogo e misture o amendoim até incorporar. Acrescente o mel e misture bem. Polvilhe canela e finalize com rodelas de banana e amendoim por cima. Sirva em seguida.
Bolinhas energéticas de amendoim
Ingredientes
- 1 xícara de chá de amendoim torrado sem sal
- 1 xícara de chá de aveia em flocos finos
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de proteína em pó
- 1 colher de sopa de chia
- 2 colheres de sopa de água
Modo de preparo
Triture o amendoim em um processador até formar uma farinha grossa, com pequenos pedaços ainda visíveis. Transfira para uma tigela e adicione a aveia, a proteína em pó e a chia. Misture bem. Acrescente o mel e a água aos poucos, mexendo até obter uma massa úmida e moldável. Faça bolinhas pequenas com as mãos e disponha sobre um prato ou assadeira. Leve à geladeira por 30 minutos para firmar antes de servir.

Cookie de amendoim proteico
Ingredientes
- 1 xícara de chá de amendoim torrado sem sal
- 1 ovo
- 2 colheres de sopa de mel
- 2 colheres de sopa de aveia em flocos finos
- 1 scoop de whey protein sabor baunilha
- 1 colher de chá de fermento químico em pó
- 1 pitada de sal
- 1 colher de chá de óleo de coco
- Amendoim torrado sem sal para decorar
Modo de preparo
Triture o amendoim no processador até obter uma farinha grossa. Em uma tigela, misture o ovo, o mel e o óleo de coco até formar um creme. Adicione o amendoim triturado, a aveia e o whey protein. Misture bem até a massa ficar homogênea. Acrescente o fermento e o sal, mexendo suavemente. Modele os cookies com as mãos ou usando uma colher, formando discos pequenos. Coloque-os em uma assadeira forrada com papel-manteiga e decore com os amendoins. Leve ao forno preaquecido a 180 °C por 12 a 15 minutos, ou até dourar levemente. Espere esfriar antes de consumir.
Shake de whey protein e amendoim triturado
Ingredientes
- 250 ml de leite desnatado
- 1 banana madura
- 1 scoop de whey protein sabor chocolate
- 2 colheres de sopa de amendoim torrado e triturado
- 1 colher de chá de mel
- 4 cubos de gelo
Modo de preparo
No liquidificador, coloque o leite, a banana, o whey protein, o amendoim triturado e o mel. Bata bem até a mistura ficar cremosa e homogênea. Acrescente os cubos de gelo e bata por mais alguns segundos. Sirva em seguida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.