Receitas
3 receitas de cremes e sopas para aliviar os sintomas da TPM
A tensão pré-menstrual (TPM) pode causar desconfortos físicos e emocionais, como irritabilidade, inchaço, dores de cabeça e desejo por determinados alimentos. Felizmente, algumas receitas naturais podem ajudar a amenizar esses sintomas de forma equilibrada, sem a necessidade de recorrer imediatamente a medicamentos. A nutricionista Fernanda […]


A tensão pré-menstrual (TPM) pode causar desconfortos físicos e emocionais, como irritabilidade, inchaço, dores de cabeça e desejo por determinados alimentos. Felizmente, algumas receitas naturais podem ajudar a amenizar esses sintomas de forma equilibrada, sem a necessidade de recorrer imediatamente a medicamentos.
A nutricionista Fernanda Esquitino sugere três sopas funcionais com ingredientes que ajudam a acalmar o corpo, reduzir o desconforto e promover o equilíbrio hormonal nos dias que antecedem a menstruação. Elas são ricas em nutrientes como magnésio, vitamina B6, fibras e triptofano — substâncias diretamente ligadas à melhora do humor, da digestão e da resposta inflamatória do organismo. Confira as preparações e os benefícios de cada uma delas!
Creme de abóbora com gengibre e semente de abóbora
Indicada para aliviar o inchaço e favorecer o trabalho do fígado, essa sopa também colabora na regulação dos hormônios e tem ação anti-inflamatória. Além disso, fonte de magnésio, vitamina B6 e betacaroteno, contribui para aliviar cólicas, melhorar o humor e reduzir a retenção de líquidos.
Ingredientes
- 2 xícaras de chá de abóbora-cabotiá cozida
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de gengibre fresco ralado
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Sal e cúrcuma a gosto
- 1 colher de sopa de sementes de abóbora tostadas para finalizar
- Água para cozinhar
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça o azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho até dourar. Acrescente o gengibre, a abóbora-cabotiá e os temperos. Cubra com água e deixe ferver por alguns minutos. Transfira a mistura para o liquidificador e bata até obter um creme homogêneo. Finalize com as sementes de abóbora tostadas por cima, para um toque crocante e funcional. Sirva em seguida.
Sopa de batata-doce com lentilha e espinafre
Reconfortante e rica em fibras e ferro, essa receita é ideal para regular o intestino, fortalecer o sistema imunológico e equilibrar a produção de serotonina. Além disso, a presença de triptofano, ferro e compostos anti-inflamatórios ajudam a combater a fadiga, a estabilizar o humor e a reduzir os efeitos inflamatórios associados à TPM.
Ingredientes
- 1 batata-doce cortada em cubos
- 1/2 xícara de chá de lentilha
- 1 punhado de espinafre
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de chá de curry ou cominho
- Azeite, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
- Água para cozinhar
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Adicione a batata-doce, a lentilha e os temperos. Cubra com água e cozinhe até que os ingredientes estejam bem macios. Bata metade da sopa no liquidificador até obter um creme e misture novamente à parte restante na panela. No final, acrescente o espinafre e desligue o fogo assim que ele murchar. Sirva em seguida.

Sopa de tomate com manjericão e aveia
Simples, leve e funcional, essa sopa é excelente para o jantar, ajudando a relaxar o corpo e a melhorar a qualidade do sono. A aveia é rica em fibras solúveis e triptofano, nutrientes importantes para a regulação do intestino e para a produção de serotonina, neurotransmissor associado ao bem-estar emocional. O tomate, por sua vez, oferece licopeno, um poderoso antioxidante com ação anti-inflamatória.
Ingredientes
- 4 tomates maduros picados
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 colher de sopa de farelo de aveia
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- Folhas frescas de manjericão, sal e pimenta-do-reino moída a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, aqueça um fio de azeite em fogo médio e refogue a cebola e o alho. Acrescente os tomates e cozinhe até que comecem a desmanchar. Bata tudo no liquidificador junto com o farelo de aveia até ficar homogêneo. Volte à panela e cozinhe por mais alguns minutos até obter a consistência desejada. Tempere com sal, pimenta-do-reino e manjericão. Sirva em seguida.
Por Priscila Correia
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.