Política

Zambelli teria apresentado o hacker da Vaza Jato à campanha de Bolsonaro, diz site

A deputada federal negou, porém, que Walter Delgatti tenha se reunido com o ex-capitão

Zambelli teria apresentado o hacker da Vaza Jato à campanha de Bolsonaro, diz site
Zambelli teria apresentado o hacker da Vaza Jato à campanha de Bolsonaro, diz site
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP). Foto: Michel Jesus/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teria apresentado à campanha de Jair Bolsonaro (PL) o hacker Walter Delgatti, responsável pelo vazamento de mensagens de procuradores que deu origem à série de reportagens conhecida como Vaza Jato. A informação é das jornalistas Andréia Sadi e Natuza Nery, do G1.

Ao site, Zambelli confirmou o encontro com Delgatti e negou que o hacker tenha se reunido com Bolsonaro. A assessoria do ex-capitão também declarou que não houve um encontro.

O nome de Walter Delgatti se tornou conhecido no noticiário político após ele invadir celulares de autoridades, atingindo o ex-juiz Sérgio Moro e procuradores que atuaram na força-tarefa da Lava Jato em Curitiba.

As conversas divulgadas a partir da interceptação dos aparelhos expuseram a proximidade entre procuradores e Moro. Os diálogos tiveram papel importante nas decisões judiciais que reconheceram a suspeição do ex-magistrado em processos contra Lula (PT).

Em maio, a Polícia Federal concluiu que os hackers não foram pagos e agiram sozinhos. Com base nesse entendimento, o Ministério Público Federal pediu à Justiça o arquivamento da investigação.

O inquérito aberto no âmbito da Operação Spoofing surgiu em 2019, meses depois da divulgação das primeiras reportagens, pelo site The Intercept Brasil. Outros veículos, como CartaCapital, publicaram matérias sobre os bastidores da Lava Jato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo