Justiça

Witzel aciona STF para desmontar comissão de impeachment na Alerj

Alvo da Operação Placebo, governador tenta deter processo que pode derrubá-lo do cargo

O governador Wilson Witzel (PSC). Foto: Carlos Magno/Governo do Estado do Rio de Janeiro
Apoie Siga-nos no

O governador Wilson Witzel (PSC) recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar desmontar a comissão especial do impeachment aberto contra a sua gestão. A informação é do site G1.

A abertura do processo de impeachment contra Witzel foi autorizada em 10 de junho pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O governador é acusado de ter cometido crime de responsabilidade.

Ele aciona o STF uma semana após o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) rejeitar seu mandado de segurança, que tinha o objetivo de interromper o processo de impedimento.

 

Os advogados do governador pedem a concessão de uma liminar, ou seja, uma decisão provisória, alegando “vícios” no andamento do processo. A defesa argumenta que a comissão de impeachment foi instituída sem votação, com poucos integrantes, segundo informa o G1.

A ação tem como relator o ministro Luiz Fux, mas seguiu para as mãos para o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, por ocasião do recesso do Judiciário.

Símbolo da “nova política”, Witzel terá dificuldades para escapar do impeachment, conforme mostrou CartaCapital. Segundo indicou a maciça votação na Alerj em favor do processo, o governador não conta com uma base sólida para se manter no cargo.

O governador é um dos focos da Operação Placebo, da Polícia Federal, que investiga desvios nos gastos em saúde para o combate ao coronavírus. Ele nega as irregularidades.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo