Política

Weintraub cita kit gay e Paulo Freire para falar de alfabetização infantil

‘Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC do presidente Jair Bolsonaro’, escreveu o ministro numa rede social

O ministro da Educação, Abraham Weintraub (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)
Apoie Siga-nos no

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, publicou nesta quinta-feira 05 um vídeo desenvolvido pelo seu novo Secretário de Alfabetização, Carlos Nadalim, e não deixou de criar polêmicas com duas referências desconexas ao assunto: o suposto “kit gay” e o educador Paulo Freire, que desenvolveu métodos de alfabetização para adultos.

Paulo Freire e kit gay não têm vez no MEC do Pres. Jair Bolsonaro”, escreveu o ministro, que ainda complementou que Nadalim é o “primeiro sorriso” do ensino no Brasil. 

De acordo com Nadalim, o projeto é voltado para incentivar a leitura para crianças. “Os pais podem consultar orientações para a leitura em família, que é primordial para o sucesso escolar das crianças”, diz o secretário nas redes sociais.

O ministro espalha, novamente, o mito de que o “kit gay” foi uma política pública desenvolvida para crianças. Segundo o próprio MEC, o programa Escola sem Homofobia, debatido em 2011 ainda no governo Dilma, jamais chegou a ter seu material distribuído.

 

Além disso, a previsão era distribuir o material para educadores, e não para crianças. O conteúdo havia sido elaborado por profissionais de educação e representantes da sociedade civil e incluía um caderno, três vídeos, cartazes para os educadores e alguns boletins.

Já o método de alfabetização criado pelo educador Paulo Freire, um dos alvos favoritos de Weintraub, parece ser desconhecido ao ministro que o critica. Isso porque é um modo de se alfabetizar adultos, e não crianças, e leva em conta a troca e o diálogo entre professor e aluno.

Freire, quando vivo, recebeu 29 títulos de Doutor Honoris Causa dados por universidades da Europa e da América, e é o terceiro autor mais citado em trabalhos acadêmicos no mundo inteiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo