Política

Waldez Góes assume Integração e Desenvolvimento Regional; prioridade é buscar recursos para Defesa Civil

O novo ministro declarou que Lula recebe um País ‘desgovernado nos últimos anos, com o agravamento das desigualdades regionais’

O novo ministro da Integração, Waldez Góes. Foto: José Cruz/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O novo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, assumiu formalmente o cargo nesta terça-feira 3. A cerimônia ocorreu em Brasília.

Em seu discurso, Góes afirmou que a prioridade da pasta é a recomposição do orçamento para a Defesa Civil.

“A Defesa Civil tem recursos assegurados até 20 de janeiro. Então, já estamos discutindo isso, porque o orçamento público abre lá para fevereiro, março”, afirmou o novo ministro. Góes anunciou já manter diálogos com a Casa Civil, chefiada por Rui Costa, para encontrar uma solução.

Ele declarou que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe um País “desgovernado nos últimos anos, com o agravamento das desigualdades regionais e o consequente aumento da fome e da pobreza”.

Waldez Góes afirmou que sua gestão buscará aumentar a participação de fundos constitucionais para financiar a integração regional, além de retomar obras e fortalecer autarquias, como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco, a Codevasf.

“Nossa atuação será pautada na eficiência e na transparência, sem desperdícios, aplicando os recursos públicos em busca de resultados sociais concretos para promoção da integração nacional e do desenvolvimento regional sustentável”, acrescentou.

O novo ministro já foi governador do Amapá por quatro mandatos. Também fundou a força-tarefa de proteção da Amazônia e presidiu o Consórcio da Amazônia Legal, que se reuniu na COP 27, no Egito, no fim de novembro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo