Política

Voto feminino impulsiona vantagem de Lula sobre Bolsonaro, mostra PoderData

A vantagem entre os dois pré-candidatos dobra entre as mulheres

Foto: Sergio Lima/AFP; Marcos Corrêa/PR; Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O voto feminino garante vantagem de ex-presidente Lula em disputa presidencial de 2022 aponta pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 22.

Segundo o levantamento, ao menos 44% das mulheres entrevistadas indicaram preferir a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já as que apoiam o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), somam 24%.

Entre os entrevistados que se identificam como homens, a intenção de votos aparece divida: 37% votariam em Bolsonaro e 36% em Lula. 

Na disputa de primeiro turno Lula continua na dianteira, com 40% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 30%. Sergio Moro (Podemos) teria 7% dos votos e Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) teriam 4% cada. 

O ex-presidente também venceria em todos os cenários analisados pela pesquisa para segundo turno por pelo menos 20 pontos percentuais. 

No recorte social, Lula venceria em primeiro turno se considerados apenas os votos dos eleitores que recebem até dois salários mínimos. O ex-presidente também leva vantagem com os eleitores mais jovens. 

 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo