Política
Voto feminino impulsiona vantagem de Lula sobre Bolsonaro, mostra PoderData
A vantagem entre os dois pré-candidatos dobra entre as mulheres
O voto feminino garante vantagem de ex-presidente Lula em disputa presidencial de 2022 aponta pesquisa PoderData divulgada nesta quarta-feira 22.
Segundo o levantamento, ao menos 44% das mulheres entrevistadas indicaram preferir a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Já as que apoiam o atual presidente Jair Bolsonaro (PL), somam 24%.
Entre os entrevistados que se identificam como homens, a intenção de votos aparece divida: 37% votariam em Bolsonaro e 36% em Lula.
Na disputa de primeiro turno Lula continua na dianteira, com 40% das intenções de voto, seguido por Bolsonaro, com 30%. Sergio Moro (Podemos) teria 7% dos votos e Ciro Gomes (PDT) e João Doria (PSDB) teriam 4% cada.
O ex-presidente também venceria em todos os cenários analisados pela pesquisa para segundo turno por pelo menos 20 pontos percentuais.
No recorte social, Lula venceria em primeiro turno se considerados apenas os votos dos eleitores que recebem até dois salários mínimos. O ex-presidente também leva vantagem com os eleitores mais jovens.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



