Política

Vice-presidente da Câmara diz que Bolsonaro invadiu competência com decretos de armas

A atitude do presidente também foi criticada por outros deputados do centrão

O presidente Jair Bolsonaro. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O primeiro vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), afirmou neste domingo 14 que o presidente Jair Bolsonaro invadiu competência ao ampliar o acesso a armas no Brasil por meio de mais quatro decretos.

“Mais grave que o conteúdo dos decretos relacionados a armas editados pelo presidente é o fato de ele exacerbar do seu poder regulamentar e adentrar numa competência que é exclusiva do Poder Legislativo. O presidente pode discutir sua pretensão, mas encaminhando PL à Câmara”, escreveu o deputado em sua conta no Twitter.

Ramos é do centrão, que vem dando sustentação política ao presidente no Congresso, principalmente depois da vitória de Arthur Lira, candidato apoiado pelo governo.

As medidas decretadas por Bolsonaro flexibilizam os limites para compra e estoque de armas e cartuchos para pessoas autorizadas pela lei.

O presidente passou de quatro para seis o limite de armas de fogo de uso permitido que um cidadão autorizado pode adquirir. As compras de munições também foram aumentadas.

Ex-presidente da Câmara, o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) também criticou a iniciativa de Bolsonaro. Segundo o parlamentar, o presidente “acha que seu mundo extremo representa o país”. “O povo não quer armas. A população anseia pelas vacinas”, escreveu em sua conta no Twitter na noite deste domingo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo