Economia

Viagens internacionais de Lula ajudam e muito o comércio exterior, diz Alckmin

O vice-presidente ressaltou o fato de Lula ter iniciado seu roteiro de viagens em 2023 pelos vizinhos Argentina e Uruguai

Geraldo Alckmin e Lula. Foto: Evaristo Sá/AFP
Apoie Siga-nos no

O vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), ministro de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou nesta sexta-feira 5 que as viagens internacionais do presidente Lula (PT) “ajudam e muito” o comércio externo do Brasil.

Alckmin ressaltou o fato de Lula ter iniciado seu roteiro de viagens em 2023 pelos vizinhos Argentina e Uruguai.

“Precisamos fortalecer o comércio regional, para onde vendemos produto com maior valor agregado – caminhão, ônibus, autopeças. Então, as viagens do presidente Lula foram importantes, com a sua liderança”, disse o vice-presidente. “Foi na Presidência de Lula que o Mercosul, depois de 12 anos, celebrou um acordo comercial com Singapura. E há um quinto país entrando no Mercosul, a Bolívia.”

As declarações foram concedidas no evento em que o governo anunciou o resultado da balança comercial de 2023. O Brasil registrou um superávit de 98,8 bilhões de dólares, o maior da série histórica, iniciada em 1989.

O superávit se constitui quando o valor total exportado por um país supera o montante importado. No ano passado, as exportações chegaram a 339,7 bilhões de dólares e as importações representaram 240,9 bilhões.

Fim da sobretaxa

Após mais de 30 anos, os Estados Unidos retiraram uma barreira comercial sobre a produção siderúrgica brasileira. O país levantou o direito antidumping sobre os tubos soldados de aço do Brasil.

Agora, esses produtos deixarão de pagar uma sobretaxa de 103,4% para entrar no mercado norte-americano. Em vigor desde 1992, o direito antidumping foi revogado pela Comissão de Comércio Internacional dos Estados Unidos.

“É uma conquista importante, que vai expandir ainda mais a exportação siderúrgica de tubos de aço para os Estados Unidos”, disse Alckmin.

Permitido pela Organização Mundial do Comércio, o direito antidumping é aplicado quando um país alega que um concorrente produz uma mercadoria abaixo do preço de custo, o que cria competição desleal com o produto nacional. Para revogar a sobretaxa, o país que sofreu a sanção precisa provar que as empresas não exportam as mercadorias abaixo do custo.

Com a exclusão do Brasil, os Estados Unidos continuam sobretaxando os tubos soldados de aço não ligados dos seguintes países: Índia, México, Coreia do Sul, Taiwan e Tailândia.

Em 2023, o Brasil exportou cerca de 22 milhões de dólares em tubos soldados de aço. Desse total, apenas 457 mil dólares foram destinados aos Estados Unidos, cerca de 2% do valor. O governo vê potencial de impulsionar esse número com o fim da sobretaxa.

(Com informações da Agência Brasil)

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo