Política

Viagem de Bolsonaro aos EUA entra na mira de auditoria do TCU

‘É inegável que os custos dessas viagens são elevados’, diz um relatório preliminar. A peça recomenda esclarecimentos da Casa Civil

O ex-presidente Jair Bolsonaro em dia de depoimento à PF no caso das joias. Foto: Sergio Lima/AFP
Apoie Siga-nos no

A Unidade de Auditoria Especializada em Governança e Inovação do Tribunal de Contas da União defendeu, nesta segunda-feira 22, que a Corte inste a Casa Civil a explicar, em até quinze dias, os motivos para a viagem do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos Estados Unidos em 30 de dezembro de 2022.

A proposta de encaminhamento decorre de um pedido de diligências apresentado pelo deputado federal Elias Vaz (PSB-GO). Segundo ele, a viagem, realizada a menos de 48 horas do fim do mandato de Bolsonaro, é ilegal por não se basear no interesse público. Ele destaca, ainda, os “custos vultosos” envolvidos na operação.

Segundo a análise técnica, a peça de Vaz “não traz os indícios suficientes acerca das irregularidades ou ilegalidades que suscita terem ocorrido”. O relatório aponta, porém, que a representação pode ser apurada a fim de comprovar a sua procedência.

“É inegável que os custos dessas viagens são elevados, pois englobam os custos do avião da Força Aérea Brasileira (FAB), as taxas aeroportuárias, comidas e bebidas dentro do avião, as equipes de apoio e segurança, diárias, hospedagens, transporte terrestre e outras despesas inerentes à viagem”, ressalta o órgão do TCU.

A área técnica recomenda que a Corte cobre da Casa Civil as seguintes informações:

  • a lista dos servidores que integraram o “Escalão Avançado” e a relação das comitivas;
  • as cotações dos preços para serviços aeroportuários e de comissaria aérea e para bancar a alimentação;
  • a lista nominal dos efetivos atendidos com alimentação;
  • o mapa de distribuição dos apartamentos em caso de hospedagem em hotel;
  • um relatório das despesas realizadas; e
  • faturas do Cartão de Pagamento do Governo Federal referentes aos meses que abrangem gastos associados a despesas da viagem

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo