CartaExpressa

Vereador do PSOL pede cassação de Rubinho Nunes por ‘difamar e perseguir’ padre Júlio Lancellotti

Este é o segundo pedido de cassação contra Nunes por declarações sobre o líder religioso

(Foto: Bruno Wilker)
Apoie Siga-nos no

O vereador Toninho Vespoli (PSOL) pediu à Câmara Municipal de São Paulo a cassação do mandato de Rubinho Nunes (União) por quebra de decoro ao “difamar e perseguir” o padre Julio Lancellotti e organizações que prestam assistência à população em situação de rua na Cracolândia. O requerimento foi apresentado nesta quinta-feira 1º.

“O vereador se aproveita de sua posição como representante legislativo para cometer atos criminosos. É importante ressaltar que a imunidade parlamentar não deve ser confundida com a prática de atos tipificados no Código Penal, como os crimes contra a honra”, aponta Vespoli no documento.

Este é o segundo pedido de cassação contra Nunes por declarações sobre o líder religioso. Em dezembro, os vereadores Luna Zarattini e Hélio Rodrigues, ambos do PT, apresentaram denúncia contra ele na Corregedoria da Câmara.

As representações foram apresentadas após o parlamentar obter a quantidade de assinaturas necessárias para abrir a CPI das ONGs, que tem Lancellotti entre os alvos. A rusga do vereador contra o padre, contudo, não é recente.

Ele defende que o pároco confunde sua função religiosa com “militância do PT e do PSOL”. Um dos fundadores do MBL, Nunes chegou a atuar como advogado no processo de Arthur Do Val, o “Mamãe, Falei”, em que denunciava Lancellotti por pedofilia.

Rubinho deixou a organização em outubro de 2022, mas se refere ao sacerdote com o mesmo termo que Do Val usava, em meados de 2020: “Cafetão da miséria”.

A abertura da CPI das ONGs ainda depende do aval do colégio de líderes, que reúne as lideranças de cada bancada e a presidência da Casa. A expectativa é que o caso seja discutido na primeira reunião do colegiado, prevista para 6 de fevereiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo