Política

Valdemar diz que Bolsonaro será presidente de honra do PL e candidato a presidente em 2026

O presidente do PL disse ainda que o partido não deve ingressar na Justiça contra o resultado das eleições, mas que só irá reconhecê-lo após o relatório do Exército

O presidente do PL, Valdemar Costa Neto, à frente de um banner com Bolsonaro. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

O presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, afirmou nesta terça-feira 8 que Jair Bolsonaro, derrotado nas eleições, será presidente de honra da legenda.

“Queremos que ele [Bolsonaro] comande nosso partido, queremos ele à frente dessa luta que construiu para levar nosso partido a um patamar mais importante”, declarou.

Ele também descartou que o ex-capitão dispute a prefeitura do Rio de Janeiro nas eleições municipais de 2024. “Com certeza candidato a prefeito [da cidade do Rio de Janeiro] ele não vai ser. Provavelmente, eu não tenho dúvidas disso, ele será nosso candidato a presidente em 2026.”

O anúncio foi feito durante coletiva de imprensa, em Brasília, duas semanas após a confirmação da vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Costa Neto disse, ainda, que o partido fará oposição ao governo petista. “O PL não renunciará às suas bandeiras de ideias, será oposição aos valores comunistas e socialistas, será oposição ao futuro presidente”.

Ex-deputado federal condenado no Mensalão, Costa Neto disse não haver possibilidade de o PL ingressar na Justiça contra o resultado das eleições, mas ressaltou que só irá reconhecê-lo após o relatório da auditoria nas urnas feita pelo Exército. O Ministério da Defesa marcou para esta quarta-feira a entrega dos dados.

“Difícil [reconhecer o resultado das urnas]. Nós vamos ter que esperar o resultado do Exército amanhã. Nós temos diversos questionamentos que nós fizemos ao TSE. Vamos esperar essas respostas. Amanhã nós temos que esperar… [O Ministério da Defesa] que vai trazer essas questões para serem colocadas lá… Nós temos que aguardar amanhã para saber o que vem”, frisou.

Nas eleições de 2022, o PL conseguiu eleger 99 deputados e oito senadores, as duas maiores bancadas da Câmara e do Senado. Por isso, a legenda também quer o comando do Congresso. Costa Neto afirmou que a condição do PL para apoiar a reeleição de Arthur Lira (PP-AL) é que o deputado contribua na eleição de um nome da legenda para a presidência do Senado.

“Não é possível que a gente não tenha a presidência de uma das Casas. Vamos apoiar Arthur Lira com a garantia que ele nos ajude e nos trabalhe a ter o nosso presidente do Senado”, disse Valdemar. “Temos que compor na Câmara para ter sucesso no Senado.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo