Política
Valdemar Costa Neto seguirá preso após audiência de custódia
A defesa solicitará a liberdade do presidente do PL ao Supremo Tribunal Federal


O presidente do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, seguirá preso na superintendência da Polícia Federal em Brasília. O político passou por audiência de custódia nesta sexta-feira 9, mas o juiz decidiu manter a prisão preventiva.
Costa Neto responde por posse ilegal de arma de fogo e usurpação mineral. Advogados do dirigente do PL afirmaram à reportagem que solicitarão a liberdade ao Supremo Tribunal Federal.
Ele foi preso em flagrante na quinta-feira 8, durante a Operação Tempus Veritatis (Hora da Verdade, em latim), que investiga a tentativa de golpe de Estado em 2022.
Além de Valdemar, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e ex-ministros de seu governo foram alvo da batida policial. Leia aqui a decisão que embasou as diligências.
O ouro apreendido com o líder do Centrão é proveniente de garimpo, segundo uma perícia preliminar feita pela PF. A pepita foi encontrada no momento em que os policiais cumpriram um mandado de busca e apreensão em um quarto do hotel Meliá, na capital federal.
Conforme o laudo, a pedra teria 39 gramas, com “teor aproximado de 91,76% de ouro contido”, e valeria cerca de 11 mil reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

‘Está sendo gravada?’: a preocupação de ministros de Bolsonaro em reunião com trama golpista
Por CartaCapital
Como parlamentares do PL têm reagido à operação contra Bolsonaro e Valdemar Costa Neto
Por Wendal Carmo
Pepita de ouro encontrada com Valdemar Costa Neto é de garimpo, diz perícia
Por CartaCapital