Política
‘Um grande problema para o futuro’: o alerta de Simone Tebet sobe as emendas parlamentares
Para a ministra, parlamentares pensam localmente e podem emperrar políticas nacionais se modelo atual não for revisto; só em 2025, R$ 50 bi estão reservados


A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, disse nesta terça-feira 25 que as emendas parlamentares, causadoras de embates entre as diferentes esferas de poder, podem se tornar um problema para o país dentro de algum tempo.
Em entrevista ao programa Bom Dia, Ministra, da comunicação oficial do governo, Tebet disse que é favorável às emendas, mas elas podem, em algum momento, travar o desenvolvimento de políticas públicas organizadas e planejadas.
“Eu falo como alguém que foi senadora. Acho que a gente tem um grande problema para o futuro no Brasil. Temos que repensar esse modelo em relação às emendas parlamentares”, disse a ministra.
O orçamento para 2025, aprovado na última semana, prevê 50 bilhões de reais em emendas, sendo que 39 bilhões são destinados às emendas impositivas – aquelas nas quais o governo não pode interferir.
“Quem tem a visão do todo é o Executivo federal. Os parlamentares têm uma visão de país, sem dúvida, mas normalmente eles têm a visão muito específica do local por onde foram eleitos”, prosseguiu Tebet.
Apesar do alerta, a ministra disse que o governo está ‘satisfeito’ com a aprovação do orçamento, “pois é um governo democrático que sabe que se faz o orçamento em parceria com o Congresso Nacional”.
A ministra disse, ainda, que os recursos para programas sociais, como Bolsa Família e Pé-de-Meia, estão garantidos. “Não vai faltar nenhum centavo”, afirmou.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Dino cobra informações de Haddad e Sabino sobre ações para evitar desvio de emendas
Por Wendal Carmo
Orçamento de R$ 50 bilhões em emendas mantém pressão sobre Lula com 2026 no horizonte
Por Leonardo Miazzo