CartaExpressa

Txai Suruí diz que foi intimidada por brasileiros na COP-26 após discurso: ‘Bem desconfortável’

A ativista indígena fez um pronunciamento na abertura da conferência, em Glasgow, na Escócia

Foto: Oliver Scarff/ AFP
Apoie Siga-nos no

A ativista indígena Txai Suruí, de 24 anos, afirmou nesta quarta-feira 3 que foi intimidada por brasileiros após discursar na abertura da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, em Glasgow, na Escócia.

Ativista de Rondônia, ela defende os povos Suruí. Txai é filha de Almir Suruí, uma das lideranças indígenas mais reconhecidas na luta contra o desmatamento na Amazônia.

No pronunciamento durante a COP-26, a fundadora e coordenadora do movimento da Juventude Indígena de Rondônia criticou os garimpos ilegais em terras indígenas na Amazônia. 

“Depois do meu discurso, fui dar algumas entrevistas, muitas pessoas queriam falar comigo, e uma parte brasileira ficou me intimidando. Ele chegou depois em um momento e falou ‘não fala mal do Brasil, porque a gente está aqui para ajudar’. Me senti muito intimidada e não foi muito legal”, disse Txai em entrevista ao UOL.

Txai ainda afirmou que não conseguiu identificar os agressores, mas que notou as credenciais brasileiras. 

“Foi bem desconfortável”, acrescentou a indígena, que criticou a falta de representantes do alto escalão do governo na conferência. “O Brasil, que é um dos países que sempre estiveram no centro dessa discussão, sempre um dos países mais importantes, não tem os seus representantes aqui, do governo.”

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo