Política

TSE manda redes e TV Brasil derrubarem o vídeo de Bolsonaro com embaixadores

‘Em razão da proximidade do pleito, poderia, ainda, caracterizar meio abusivo para obtenção de votos’, avaliou o ministro Mauro Campbell

Encontro com chefes de missão diplomática - Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral determinou que redes sociais e a TV Brasil retirem do ar o vídeo da reunião do presidente Jair Bolsonaro (PL) com embaixadores, em 18 de julho. Na ocasião, o ex-capitão repetiu mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.

A decisão partiu do ministro Mauro Campbell Marques, corregedor-geral eleitoral, nesta quarta-feira 24. No documento, ele avalia que “há risco evidente de irreversibilidade do dano causado ao representante e à própria Justiça Eleitoral, no que tange à confiabilidade do processo eleitoral”, devido à disseminação de informações falsas e já desmentidas pelo TSE. 

Segundo Campbell, “o material veiculado em mídias sociais, em razão da proximidade do pleito, poderia, ainda, caracterizar meio abusivo para obtenção de votos, com o aumento da popularidade do representado, potencializada pelo lugar de fala por ele ocupado”.

YouTube já derrubou o vídeo da reunião. A decisão de Mauro Campbell Marques se deu no âmbito de uma ação protocolada pelo PDT, que lançou Ciro Gomes à Presidência da República.

Também nesta quarta 24, a Procuradoria-Geral da República informou ao Supremo Tribunal Federal ter aberto uma apuração preliminar sobre a reunião de Bolsonaro com embaixadores.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo