Justiça
TSE empossa 2 ministros indicados por Lula
Estela Aranha e Floriano de Azevedo Marques terão dois anos de mandato
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) empossou, nesta terça-feira 5, dois ministros nomeados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor a Corte, que é responsável pela organização das eleições no País.
No mês passado, a partir de uma lista tríplice formada somente por mulheres, Lula escolheu a advogada Estela Aranha para uma vaga de ministra efetiva do TSE.
O ministro Floriano de Azevedo Marques também foi empossado nesta terça. O ministro cumprirá o segundo mandato de dois anos para o cargo de ministro efetivo.
De acordo com a Constituição, cabe ao presidente da República nomear os advogados que compõem o tribunal. O TSE é composto por sete ministros, sendo três do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois advogados, além dos respectivos substitutos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
O novo grupo de trabalho no TSE contra desinformação eleitoral
Por CartaCapital
‘Não será a última vez’: ministra do TSE fala sobre racismo, democracia e inteligência artificial
Por Wendal Carmo
Paulo Sérgio Nogueira pede desculpa a Moraes por declarações ‘inadequadas’ sobre o TSE
Por Vinícius Nunes


