Política

TSE dá dois dias para Bolsonaro explicar reunião com embaixadores

A PGE defende a cobrança de multa em decorrência das declarações do ex-capitão; no encontro, ele reproduziu fake news sobre as urnas

O presidente Jair Bolsonaro na reunião com embaixadores. Foto: Clauber Cleber Caetano/PR
Apoie Siga-nos no

A ministra Maria Claudia Bucchianeri, do Tribunal Superior Eleitoral, estabeleceu nesta quinta-feira 11 o prazo de dois dias para o presidente Jair Bolsonaro (PL) se defender de uma representação da Procuradoria-Geral Eleitoral.

O órgão defendeu no TSE a cobrança de multa em decorrência das declarações do ex-capitão em uma reunião com embaixadores em 18 de julho. Na ocasião, ele repetiu fake news sobre as urnas eletrônicas.

A ação foi assinada pelo vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gustavo Gonet Branco. A PGE argumenta que Bolsonaro fez propaganda eleitoral antecipada, porque as declarações teriam o objetivo de colocar sob dúvida um eventual resultado positivo para o candidato oponente mencionado em seu discurso (o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT), além de querer atrair a adesão de eleitores ao se retratar como “fustigado pelo sistema vigente”.

Cabe ver no discurso do representado o equivalente a pedido de voto nele próprio e de não voto no candidato oponente nomeado no discurso, que se beneficiaria da concatenação aludida pelo representado, e, afinal, em não voto, igualmente, em todos os demais candidatos, dada a intrínseca consequência do discurso de gerar na população o descrédito no modelo fraudulento e, portanto, a disposição de não votar em quem quer que seja, que não o candidato que se apresenta como principal vítima”, argumenta a Procuradoria.

Além do pedido de multa, a PGE solicitou a remoção de todos os vídeos que reproduzem o discurso de Bolsonaro. Nesta quarta-feira 10, o YouTube comunicou ter derrubado a transmissão.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo