Justiça

TSE cassa mandato de Neri Geller e o torna inelegível

Decisão contra o deputado do PP do Mato Grosso acatou pedido do MP Eleitoral e foi unânime ao entender como ilícita a captação de recursos feita pelo parlamentar

O ex-deputado Neri Geller volta à Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura. Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O Tribunal Superior Eleitoral cassou o mandato do deputado federal Neri Geller (PP-MT) por captação ilícita de recursos. A decisão do tribunal foi tomada de forma unânime na terça-feira 23 e atende a um pedido do Ministério Público Eleitoral. Com isso, Geller também fica inelegível por oito anos.

O relator do caso foi Mauro Campbell Marques, que considerou a situação como um fato de “gravidade suficiente para vulnerar a legitimidade das eleições” o que, portanto, justificaria a cassação do mandato do parlamentar. Vale ressaltar ainda que a decisão reformou o entendimento do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

“O Tribunal […], por unanimidade, deu parcial provimento ao recurso ordinário eleitoral para determinar a cassação do diploma do recorrido, Neri Geller, bem como a declaração de sua inelegibilidade pelo período de 8 anos subsequentes ao pleito de 2018, nos termos do voto do Relator”, destaca a certidão do julgamento divulgada pelo TSE.

Segundo o entendimento do MPE, o deputado teria realizado uma triangulação bancária para captar recursos de empresas para campanhas políticas, proibida pela legislação. As provas da ação foram obtidas por meio de quebra de sigilo bancário autorizada pela Justiça. Para captar os recursos, Geller teria usado a conta do seu filho.

Em nota da sua assessoria, Geller alega que a decisão foi ‘injusta’ e diz que buscará formas de recorrer. “O deputado federal Neri Geller foi cassado injustamente e prova irrefutável disso foi a decisão em cima de um pedido que sequer fazia parte dos autos. Geller foi condenado por ser produtor rural, e por natureza intrínseca, vender soja e milho. A partir da decisão do TSE, a assessoria jurídica do parlamentar continuará trabalhando pelos meios judiciais cabíveis ao caso.”.

Geller é integrante ativo da bancada ruralista no Congresso e atualmente é candidato ao Senado no MT. Recentemente, o deputado anunciou apoio a Lula (PT) na disputa eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL).

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo